Pesquisar neste blog

sábado, 4 de setembro de 2021

Economia Doméstica em tempos de pandemia...



A cada dia vemos nos noticiários as dificuldades que muitas famílias vem enfrentando, tudo por conta do desemprego e das paralisações geradas pela pandemia. Em vista disso é hora de nos mobilizarmos para ajudarmos no que estiver em nosso alcance, mas também divulgar alguns conceitos que poderão servir para que essas famílias podem se reerguer.    

Administrar o ambiente doméstico significa cuidar da alimentação da família, do conforto e da higienização da casa, mas sobretudo dominar algumas técnicas que permitam gerenciar os gastos para manutenção da casa e da família. 

Esse é um grande desafio, que muitas vezes excede ao nosso orçamento familiar, fazendo com que tenhamos de fazer verdadeiros malabarismos para chegarmos ao final do mês com as contas pagas e ainda restar algum valor para a poupança.  

Mesmo que possa parecer impossível, o ato de poupar pode começar com a criação de hábitos simples que permitam evitar desperdícios. E necessário que toda a família esteja engajada no projeto. Isso permite identificar os problemas que impactam negativamente o orçamento ao longo do mês, mas também torna mais fácil descobrir novas ideias para economizar. 


1. 


1.



1. 1




Organização financeira 

Comece a se organizar e faça uma planilha. Identifique a renda mensal de sua família e veja todos os custos fixos dos últimos 3 ou 6 meses, como aluguel, contas de água, condomínio, energia elétrica, impostos e variáveis como jantares, férias, lazer etc. Só assim você poderá entender o orçamento necessário para cobrir todos os custos e onde pode economizar. 

Mantenha à vista da família essa planilha, para que todos saibam das compras, contas e gastos. Quando se tem um orçamento doméstico gerenciado por toda família se torna mais fácil para cumprir os compromissos financeiros. Até mesmo as crianças devem saber que às vezes não é possível comprar um brinquedo. Proponha juntar moedinhas e elas vão entender.      



 Compras essenciais

Faça lista de compras. Priorize as compras essenciais. Pesquise preços. Procure onde há promoções. Se o orçamento está apertado, corte gastos. Adie a ida a restaurantes; opte por refeições caseiras. 

Organize cardápios. Use de criatividade. Faça pratos saborosos. Se programe para cozinhar junto com sua família. Experimentem novas receitas. Opte por marcas mais acessíveis. 

Considere criar uma hortinha caseira. Vá ao supermercado sozinha, pois assim cumprirá a tarefa com mais objetividade. Não faça compras com fome. Evite compras por impulso. 




Pagamento das compras:

Opte pelas compras à vista. Além de evitar juros, você pode pechinchar e negociar os preços. Não faça dívidas irresponsáveis. 

Evite usar o cartão de crédito e o cheque especial. O primeiro cria a falsa sensação de dinheiro na conta corrente. Quando a fatura chega no mês seguinte, fica difícil lidar com as contas do mês e ainda lidar com as aquisições do mês anterior. 

O mesmo vale para o cheque especial. Lembre-se que a taxa de juros é elevadíssima e pode causar um buraco enorme em seu orçamento. 


Pagamento de contas:

Economizar significa evitar gastos desnecessários, mas também evitar pagamento de juros e taxas. Pague o valor total do cartão de crédito. 

Verifique o vencimento de todos boletos e pague no vencimento. Veja o consumo de água e energia e estude meios de economizar. Acompanhe sua conta mês a mês para evitar consumo desnecessário e desperdícios. 

Pequenos reparos podem ser necessários. Compare os preços do seu plano de celular, TV por assinatura e internet. Que tal procurar por um plano que atenda à sua demanda e seja mais acessível? Mesmo que seja pouco, ao longo de um ano você terá feito uma economia considerável. 


5. Saiba lidar com as dívidas; saia do vermelho:

Quanto mais rápido você quitar suas dívidas, mais rápido você vai parar de perder dinheiro. Quer uma dica? Não faça novas dívidas. 

Tente renegociar as dívidas antigas. Junte todos os boletos atrasados e a vencer. Peça descontos para quitação integral. Pague as dívidas maiores e com os juros e taxas mais elevados. 

Assuma o compromisso de livrar-se de uma vez dos débitos acumulados. Dê uma olhada em tudo que você tem em casa e separe aquelas coisas que estão em bom estado. Além de liberar espaço em casa. a venda dessas coisas pode gerar um dinheiro extra e ajudar a quitar dívidas. Negocie em sites e grupos de venda. 


 Mude hábitos e corte despesas

Se você usa o carro para levar as crianças no colégio ou para trabalhar, leve em consideração ir a pé em vez de carro. Caminhando além de economizar você se movimenta e faz exercícios. 

Experimente usar um tênis e leve os sapatos para usar quando chegar na empresa. Se for possível, vá trabalhar de bicicleta. 

Embora seja cômodo, evite usar o transporte por aplicativo mais do que deveria. Vá de transporte público ou se organize junto com amigos para fazerem rodízio: cada semana um usa o próprio carro e dá carona para os demais. 

 

7. 
7. 7.Reserva financeira 

Considere a necessidade de ter uma reserva financeira. Se você planeja comprar um automóvel ou imóvel, veja quanto precisa arrecadar a cada mês para cumprir sua meta. 

Estabeleça um plano em casos de emergência, como o pagamento de alguma despesa com consertos e remédios.  

Imprevistos acontecem e tendem a surgir nos momentos menos apropriados, por isso é fundamental contar com uma boa reserva financeira de emergência. Tente destinar um pouco - o mínimo que seja - de sua renda para essa reserva. 


 Gere renda extra.

Hoje em dia é possível obter uma renda extra sem abrir mão de suas atividades profissionais primárias. Basta saber quais são as suas aptidões para colocá-las em prática e acrescentar um pouco mais ao orçamento familiar. 

Você pode vender roupas, fazer artesanatos, fornecer marmitas, doces etc. Seus primeiros clientes podem ser os seus vizinhos, parentes e conhecidos. 

Depois você poderá expandir seu pequeno negócio. Com essa renda você poderá ajudar a quitar dívidas, mas também realizar objetivos mais ambiciosos.


Planeje-se para o futuro

Você pode ter uma aposentadoria tranquila, comprar de imóveis ou realizar a viagem de seus sonhos, mas para isso você terá que se planejar. Desde já comece a identificar onde poderá fazer um investimento de longo prazo que seja seguro. 

Procure um banco que possa ajudar você nessa escolha. Fale com especialistas, mas evite investimentos com aqueles que prometem altos rendimentos em prazos curtos... 


Nenhum comentário: