Pesquisar neste blog

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Rolinho primavera com molho agridoce




Também chamados Harumaki, o rolinho primavera é uma das receitas chinesas mais populares em todo o mundo. Trata-se de um pastel ou panqueca de massa especial, recheada com legumes e que pode incluir carne moída ou file de frango em tiras. 

Massa: Pode-se usar uma massa pronta ou preparar uma massa fina: 200 g de farinha de trigo,  300 ml de água e sal.  Dica: A água deve estar em temperatura ambiente e a farinha de trigo não pode ser sem glúten nem integral.

Coloque a farinha e 200 ml de água num bowl. Misture com uma colher ou fouet para dissolver bem os grumos. Tampe ou cubra com plástico filme. Reserve na geladeira por 1 hora ou por, pelo menos, 30 minutos.

Retire a massa da geladeira coloque a água restante (100 ml). Misture bem até obter uma massa bem macia e líquida. Leve ao fogo médio uma frigideira antiaderente untada com um pouquinho de óleo. Se a massa estiver muito consistente coloque um pouco mais de água. 

A massa deverá ficar um pouco mais líquida que massa de panqueca. Com a ajuda de um pincel de cozinha espalhe uma camada bem fina de massa na frigideira. Deixe no fogo até observar que a massa mudou de cor e desgrudou da frigideira, nesse momento vire a massa ao contrário e deixe por mais uns segundinhos, até desgrudar novamente. 

Se necessário espalhe duas camadas finas para conseguir uma massa sem buraquinhos. Retire a massa para um prato e cubra com papel absorvente para manter a umidade. Repita o processo com a massa restante. A massa de rolinho primavera deve ficar bem fininha, transparente, desse jeito o rolinho ficará mais crocante. As quantidades indicadas rendem cerca de 12 discos de massa.


Recheio 

1 peito de frango

2 colheres de sopa de óleo vegetal

1 dente de alho picadinho

1 cenoura cortada em filetes

1 cebola cortada em filetes

1 ramo de aipo cortado em filetes

Coentro a gosto

Orégano a gosto

Pimenta do reino a gosto

molho shoyu

Gengibre ralado

Sal a gosto

Refogue o peito de frango cortado em filetes, acrescente o alho e misture. Incorpore e salteie a cenoura, a cebola, o aipo e os temperos. Recheie a massa. 

Coloque o recheio e enrole uma vez até ao centro da massa. Depois dobre as laterais para o centro e termine de enrolar até ao topo da massa. Passe um pouco de água na massa para ajudar a fechar. 

Frite os rolinhos recheados em óleo bem quente, virando de vez em quando para fritar igual de todos os lados. Retire para um prato com papel absorvente para escorrer o excesso de óleo e está pronto! Sirva com Molho Agridoce e delicie-se com esta comida chinesa bem típica e gostosa!



Molho agridoce

O tradicional molho agridoce asiático inclui molho de soja (shoyu) em seu preparo, mas caso você não tenha esse produto em casa, existe uma alternativa. Com menos sódio, o molho agridoce caseiro utiliza:

 200 gramas de molho ketchup

50 gramas de açúcar

1/2 xicara de suco de laranja

50 ml de vinagre branco ou vinho branco

1 pitada de páprica 

1 pitada de sal

1 pitada de pimenta do reino 

Modo de preparo: Em uma panela misture o suco de laranja com o ketchup, o açúcar e o vinagre. Leve ao fogo baixo por 15 minutos, mexendo constantemente para evitar que queime. Prove e corrija o sabor com sal e pimenta, se necessário. Quando o molho estiver espesso, adicione uma pitada de páprica para realçar o sabor.




Nenhum comentário: