Pesquisar neste blog

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Bolo confeitado



Para fazer os bolos confeitados que parecem obras de arte não é necessário nenhuma habilidade especial e pode ser feito por qualquer pessoa que goste de fazer bolos, cobrindo com uma pasta de fácil aplicação. A pasta americana é uma cobertura para bolos à base de açúcar utilizada em decoração artística de bolos, porque permite modelar em diversos formatos devido à sua elasticidade. Você pode comprar a massa pronta ou pode fazê-la em casa.

A pasta americana disponível no mercado vem na cor branca que é a mais fácil de usar e permite corrigir imperfeições dos cortes da massa. É muito simples de trabalhar a massa e para colorir basta acrescentar corante comestível. Tanto a massa quanto o corante são encontrados em lojas de artigos para festas. Preparada a massa, você pode decorar o bolo segundo sua criatividade, criando diversos temas, desde personagens de desenho animado, flores, bichinhos etc.





A pasta americana também serve para criar bolos cenográficos, quando se quer decorar uma festa com um bolo maior mas que seria em excesso para o número de convidados. É o famoso bolo falso que não tem nenhum recheio e a parte externa é decorada com a pasta americana sobre caixas. O bolo verdadeiro pode ser preparado em tamanho menor e vir servido em pratinhos diretamente da cozinha. A pasta americana também pode cobrir cupcakes que podem substituir o bolo ou quando se usa o bolo falso.





Modo de aplicar a pasta
- Coloque a pasta sobre uma superficie lisa polvilhada com açucar de confeiteiro.
- Abra-a a pasta com um rolo até ficar com uma espessura de meio centímetro.
- Com uma espátula, passe um pouco de glacê ou doce de leite cremoso no topo e nas laterais do bolo, para que a pasta americana possa aderir.
- Coloque a pasta aberta sobre o bolo e acerte a pasta primeiro por cima do bolo, depois faça o contorno.
- Para fazer o bolo em andares cubra cada bolo separadamente, espere secar e depois monte os andares.
- Para decorar, você pode criar figuras utilizando moldes ou pode utilizar fitas. Para colar os enfeites, use glacê.

Dica:
- Espere o bolo esfriar antes de colocar a pasta americana.
- Geralmente a pasta pode rachar se estiver com muito açucar, nesse caso acrescente um pouco de margarina e sove até ela voltar a ter elasticidade.
- Para colorir a pasta, coloque um pouco do corante comestível, amasse bem para aderir a cor. Se quiser realçar a cor, vá colocando o corante aos poucos.
- Existe um corante em pó perolado que dá um efeito lindo em bolos clássicos. O pó perolado pode ser passado seco sobre a pasta ou diluído em álcool de cereais ou rum branco. Nunca use tintas de pintura ou gliter em bolos, pois não são comestíveis.
- Não deixe o bolo confeitado exposto ao sol ou em local de muito calor.

2 comentários:

Sandra Portugal disse...

Lucia, perfeitas obras-de-arte!!! E devem ser deliciosos! Parabéns!
Quero te contar que o ProjetandoPessoas fará 1 ano de existência e espero sua visita nessa celebração!
E dizer que estou muito feliz em estar nos TOP 30 pela segunda semana seguida, no Prêmio TOP BLOG 2011!
Gostaria de pedir seu voto, caso você não esteja concorrendo e ache que eu mereço seu voto!
bj Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Lucia de Belo Horizonte / MG disse...

Olá Sandra. Obrigado por sua visita. Estou torcendo por você e já dei meu voto pelo email. Desejo muito sucesso. Abraços.