Pesquisar neste blog

domingo, 25 de agosto de 2013

Bolinho de mandioca ou aipim



Saboroso e fácil de fazer, o bolinho de mandioca ou apim pode ser servido nas festas como parte do buffet, mas também acompanhar um almoço ou jantar onde seja servida uma carne de porco ou um peixe.

Ingredientes
 
1 kg de aipim ou mandioca bem cozida
2 ovos inteiros
1/2 colher de sal
farinha de trigo para dar ponto

Ingredientes do recheio
 
600gr de carne moída
1 cebola média picada
1 tomate médio picado
Tempero a gosto
óleo para fritar

Modo de Preparo

Refogue a carne, acrescente os demais ingredientes e deixe cozinhar até que a carne esteja macia. Reserve.

Cozinhe o aipim ou mandioca em panela de pressão por 20 minutos, deixe esfriar e amasse bem. Acrescente os ovos e vá misturando com a farinha de trigo até dar ponto para enrolar.

Abra a massa na mão e recheie com carne moída. Modele os bolinhos e frite em óleo quente até dourar.


Dicas:
Coloque as mandiocas descascadas no congelador por trinta minutos. Depois, corte em pedaços e cozinhe. Assim, elas amolecerão por igual.

Para cozinhar a mandioca mais rapidamente, não coloque sal na água. Depois de cozida, tempere a gosto.

Se a mandioca demorar muito para cozinhar, troque a água quente por fria. Tampe a panela e leve novamente ao fogo. Depois da primeira fervura a mandioca ficará macia.

Se for fritar, adicione uma colher de sopa de vinagre ao óleo no qual você vai fritar. O vinagre impede que o alimento absorva gordura em excesso e elimina o gosto de "engordurado".

Escolha para as frituras os óleos vegetais, como os de soja, canola, milho e girassol, que contém vitamina "E". A gordura nesses óleos é insaturada, ou seja, a gordura boa. 

Apesar do azeite ser saudável, nunca use o azeite para frituras pois quando o azeite é exposto a altas temperaturas se transforma em gordura saturada, ou seja, a gordura ruim.


Propriedades nutritivas:

Chamada de aipim, macaxeira e pão de pobre, a mandioca é fonte de energia. Constituída de amido, a mandioca é uma das principais fontes de carboidratos. Possui vitaminas e sais minerais, como cálcio, ferro, fósforo e vitaminas B e C, sendo excelente boa fonte de fibras vegetais, não possui gordura e nem glúten. 

A mandioca é especialmente recomendada nas dietas para perder peso, pois aumenta a saciedade, dá energia e reduz os efeitos negativos do stress. Também aumenta os níveis de serotonina – o neurotransmissor que age nas regiões do cérebro responsáveis pela sensação do bem-estar. Cada 100 gramas tem 125 calorias, sendo indicada para atletas que precisam de energia por um tempo prolongado.





Um comentário:

Luiz disse...

Bom dia Lúcia.
Me chamo Luiz e passei aqui e gostei do seu blog. Assisti uma palestra com o Dr.Lair Ribeiro e o mesmo fez uma explanação a respeito do "óleo" de canola. Está postado do YouTube.
Este "óleo" é mais agressivo que qualquer outro, não é saudável. Fica a dica. Estava procurando um bolinho de mandioca e a receita que mais me identifiquei foi a sua. Suce$$o com o seu blog.