Pesquisar neste blog

domingo, 25 de agosto de 2013

Bolinho de mandioca ou aipim


Ingredientes
 
1 kg de aipim ou mandioca bem cozida
2 ovos inteiros
1/2 colher de sal
farinha de trigo para dar ponto

Ingredientes do recheio
 
600gr de carne moída
1 cebola média picada
1 tomate médio picado
Tempero a gosto
óleo para fritar

Modo de Preparo

Refogue a carne, acrescente os demais ingredientes e deixe cozinhar até que a carne esteja macia. Cozinhe o aipim ou mandioca em panela de pressão por 20 minutos, deixe esfriar e amasse bem. Acrescente os ovos e vá misturando com a farinha de trigo até dar ponto para enrolar. Abra a massa na mão e recheie com carne moída. Modele os bolinhos e frite em óleo quente até dourar.

Dicas:
  • Coloque as mandiocas descascadas no congelador por trinta minutos. Depois, corte em pedaços e cozinhe. Assim, elas amolecerão por igual.
  • Para cozinhar a mandioca mais rapidamente, não coloque sal na água. Depois de cozida, tempere a gosto.
  • Se a mandioca demorar muito para cozinhar, troque a água quente por fria. Tampe a panela e leve novamente ao fogo. Depois da primeira fervura a mandioca ficará macia.
  • Adicione uma colher de sopa de vinagre ao óleo no qual você vai fritar. O vinagre impede que o alimento absorva gordura em excesso e elimina o gosto de "engordurado". 
  • Escolha para as frituras os óleos vegetais, como os de soja, canola, milho e girassol. Eles contém vitamina "E". A gordura nesses óleos é insaturada, ou seja, a gordura boa. 
  • Apesar do azeite ser saudável, nunca use o azeite para frituras pois quando o azeite é exposto a altas temperaturas se transforma em gordura saturada, ou seja, a gordura ruim.
Propriedades nutritivas:

Chamada de aipim, macaxeira e pão de pobre, a mandioca é fonte de energia. Constituída de amido, a mandioca é uma das principais fontes de carboidratos. Possui vitaminas e sais minerais, como cálcio, ferro, fósforo e vitaminas B e C, sendo excelente boa fonte de fibras vegetais, não possui gordura e nem glúten. 

A mandioca é especialmente recomendada nas dietas para perder peso, pois aumenta a saciedade, dá energia e reduz os efeitos negativos do stress. Também aumenta os níveis de serotonina – o neurotransmissor que age nas regiões do cérebro responsáveis pela sensação do bem-estar. Cada 100 gramas tem 125 calorias, sendo indicada para atletas que precisam de energia por um tempo prolongado.

Um comentário:

Luiz disse...

Bom dia Lúcia.
Me chamo Luiz e passei aqui e gostei do seu blog. Assisti uma palestra com o Dr.Lair Ribeiro e o mesmo fez uma explanação a respeito do "óleo" de canola. Está postado do YouTube.
Este "óleo" é mais agressivo que qualquer outro, não é saudável. Fica a dica. Estava procurando um bolinho de mandioca e a receita que mais me identifiquei foi a sua. Suce$$o com o seu blog.