Pesquisar neste blog

domingo, 7 de agosto de 2011

Tomates secos - receita caseira




Tomate seco é uma iguaria saborosa usado na gastronomia de muitos países, inclusive do Brasil. O processo de produção de Pomodori Secchi é originário dos vilarejos do sul da Itália, usados em saladas, quiches, bolos salgados, sanduiches e outros. Era muito comum no passado encontrar naquelas regiões cordões de tomates vermelhos pendurados para secar ao sol.

Hoje a secagem dos frutos são feitas em fornos e nas fábricas usa-se secadores modernos.
Existem inúmeras receitas artesanais para a produção caseira de tomate seco, mas as melhores receitas são aquelas que não descaracterizam a originalidade dessa iguaria que constitui um patrimônio da vida campestre italiana.

O sucesso
dos tomates secos caseiros é a variedade dos tomates que devem ter paredes grossas e firmes. Os tomates tipos Débora e Santa Clara são mais adequados. O tipo Pera é melhor porque tem poucas sementes. Outro ítem importante é o azeite, quanto melhor a qualidade do azeite, melhor é o resultado. As receitas artesanais podem permanecer na geladeira por até 3 meses sem adição de conservantes, desde que não se use temperos in natura. Melhor para o tempero, é usar ingredientes secos vendidos em saquinhos.
Ingredientes:
4 kg de tomates maduros e firmes

1 xícara de açucar

1 colher de sal


Ingredientes do tempero:
Azeite, de preferência extra virgem

Orégano seco
Manjericão seco
Alho seco

1 colher de pimenta calabresa seca

1 folha de louro


Preparação dos tomates:
A primeira etapa consiste em lavar os tomates em 2 etapas. A primeira etapa é mergulhá-los em água com cloro, numa
proporção de 1 colher de cloro para cada litro de água e deixá-los imersos por 20 minutos. Retire-os e deixe escorrer. A segunda etapa é mergulhá-los em outra água limpa, mas desta vez sem adicionar cloro, durante 10 minutos para completar a limpeza e remover o restante das impurezas. Retire da água e deixe escorrer.

Corte os tomates na direção do comprimento e retire todas as sementes. Coloque-os em uma assadeira com as metades abertas para cima. Misture bem o açucar com sal e salpique por cima dos tomates. Leve ao forno quente em temperatura de 200º por aproximadamente 1 hora e 30 minutos. Depois desse tempo, o tomate irá soltar água, por isso escorra a água e vire os tomates, desta vez com as partes abertas para baixo. Retorne ao forno por mais 1 hora e 30 minutos. Se os tomates já estiverem secos antes do tempo sugerido, desligue o fogo do forno e deixe a assadeira dentro do forno até esfriar.

Preparação do tempero:
Coloque 1 copo de azeite numa travessa e misture o orégano, o alho, o manjericão e a pimenta. Se preferir, pode dispensar a pimenta.
Os ingredientes secos proporcionam melhor conservação. Passe os tomates secos frios nessa mistura e faça camadas dentro de um vidro esterilizado. Se for necessário complete com azeite até cobrir os tomates. Coloque uma folha de louro por cima, feche o vidro e mantenha na geladeira pelo menos 24 horas antes de usar. O ideal é manter na geladeira por 1 semana para apurar os temperos.

O tomate é um alimento rico em licopeno, vitaminas do complexo A e complexo B e minerais, como o fósforo e o
potássio, além de ácido fólico, cálcio e frutose. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes. Alguns estudos comprovam a eficácia do licopeno para fortalecimento do sistema imunológico.


Nenhum comentário: