Pesquisar neste blog

domingo, 23 de janeiro de 2011

Segredos de um bolo fofo



 
Preparar um bolo fofinho, alto, macio e saboroso é muito fácil, basta seguir alguns segredinhos.
 
* Ingredientes na temperatura ambiente:
Os ingredientes da receita devem estar em temperatura ambiente. Por isso separe os ovos, o leite e a margarina, retirando da geladeira com antecedência mínima de 30 minutos.
 
*Forma untada e forno aquecido:
Prepare a forma untada e polvilhada antes de começar a fazer o bolo. Acenda o forno e deixe aquecendo. O bolo cresce melhor quando é assado logo após o preparo.
 
* Peneire os ingredientes secos
Peneire separadamente os ingredientes secos e reserve. Isso evita que se formem grumos na massa e garante leveza à receita.
 
*Claras em neve:
Comece o preparo do bolo batendo as claras em neve, mas evite que as claras fiquem firmes demais. Isso não deixará que o bolo fique ressecado. Reserve as claras batidas  em outro recipiente. Aproveite a tigela da batedeira para misturar os demais ingredientes.
 
As claras em neve devem ser juntadas à massa em duas etapas. Não use a batedeira, use uma colher de pau. Acrescente somente a metade das claras e misture delicadamente. Em seguida, coloque o restante. Faça movimentos de baixo para cima, para não perder o ar contido na clara batida em neve. Isso garante um bolo ainda mais fofo.
 
* Fermento:
O fermento em pó deve ser o último ingrediente a ser adicionado. Mas antes de acrescentá-lo, verifique a data de validade. Na dúvida, faça o teste: coloque uma colherinha do fermento em um copo com água bem quente. Se a mistura borbulhar vigorosamente é porque está bom.
* Forno:
Nunca abra o forno durante os primeiros 15 minutos. Para checar se está pronto, espete um palito no centro do bolo. Se sair limpo é porque o bolo já está assado.
 
Se a superfície do bolo corar antes que a massa termine de assar, abaixe o fogo e cubra a forma com papel-alumínio. A parte brilhante deve estar voltada para baixo. Em seguida, deixe o bolo terminar de assar em fogo brando.
 
Depois que tirar o bolo do forno, nunca o coloque sobre uma bancada fria. A mudança brusca de temperatura poderá fazê-lo murchar. Cubra o bolo com um pano de prato limpo e seco. Espere esfriar, antes de confeitar.
 
 
 

4 comentários:

Silvia disse...

ola muito obrigada pelas dicas.. vou copia-las abraços

* Edméia * disse...


*Lúcia, AMO os bolosssssss !!!

*Obrigada pelas dicas, Garota !

*Um abraço.

Unknown disse...

Eu só nao entendi quando colocar as gemas do ovo, junto com as claras em neve? um abraço. ....

Unknown disse...

Eu só nao entendi quando colocar as gemas do ovo, junto com as claras em neve? um abraço. ....