Pesquisar neste blog

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Sardinha em conserva



Muitas pessoas não gostam de sardinha enlatada devido ao sabor muito marcante e também porque contém as espinhas. Se quiser apreciar sardinhas com um sabor mais leve e especial, sem espinhas, experimente essa receita.

Ingredientes:
1 kg de sardinhas limpas e sem a cauda
1 copo de vinagre branco de boa qualidade

1 copo de óleo de azeite extra virgem de boa qualidade
4 cebolas grandes em rodelas finas

1 xícara (chá) tomate cereja, cortados ao meio ou tomate concassè
1 pimentão amarelo em rodelas (opcional)

Sal à gosto

Pimenta calabresa (opcional)
Folhas de louro

Ervas frescas picadas (salsinha e cebolinha)


Modo de Preparo
:
Limpe e abra as sardinhas, retirando a espinha e a cauda do peixe. Salgue as sardinhas, e feche-as. Arrume na panela de pressão em camadas de cebolas, sardinhas, cebola (de novo), tomate, pimentão, louro, ervas frescas, pimenta, cebola, sardinha, regue por cima das camadas com vinagre, o óleo, sal e pimenta. Pode também acrescentar sabor com 1/2 xícara (chá) azeitonas verdes sem caroço e/ou 1/2 xícara (chá) alcaparras. Feche a panela e deixe pegar a pressão. Abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos.

Desligue o fogo e só abra a panela de pressão quando estiver bem fria ou no dia seguinte que é melhor, para evitar que as sardinhas desmanchem. Transfira as sardinhas para o recipiente de vidro ou louça e guarde tampado na geladeira. Pode ser servida fria com pão fresquinho, arroz e salada. Quanto mais curtida melhor ou mínimo por 2 dias. Dura até 15 dias na geladeira mas não pode congelar. Pode variar a sardinha por cavalinha, também fica muito bom.


Dicas
: Não se assuste com o tempo de cozimento, pois dá certo. O importante é não abrir a panela enquanto estiver quente.Vai pouco tomate mesmo porque não é para formar molho vermelho, apenas para temperar. Existem receitas que não se coloca tomate e acrescenta ½ copo de água.

2 comentários:

Unknown disse...

Oi lucinha um prazer enorme encontra seu blog,sou mineira mais atualmente moro em Angra dos reis ,uma cidade maravilhosa pelo seus encantos de beleza naturais ,e uma destas belezas que muito me agrada são os peixes .Embora não pretenda ficar por aqui por muito mais tempo sabe como e né uma vez bicho do mato e sempre sera rss.E estação das sardinhas e elas estão no preço quase que de graça ,então vendo sua postagem pensei em fazer depois te conto ,obrigada pela dica .
Bjs e como não poderia deixar de ser já estou te seguindo.

Lucia de Belo Horizonte / MG disse...

Olá amiga: Agradeço sua visita e seu comentário. Essa receita além de muito deliciosa, tem essa vantagem, aproveitar a temporada das sardinhas. Já fiz várias vezes a receita e realmente é melhor do que as sardinhas enlatadas. Me conte como ficou. Abraço.