Pesquisar neste blog

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Feijão Tropeiro especial



Considerado como um dos pratos mais tradicionais da Gastronomia Mineira, o feijão tropeiro tem origem simples. Antigamente era chamado de Feijão bago-bago, por permanecer bem solto no prato. 

Dizem que no início do século 20 a estrada que levava até a cidade de Diamantina passava por uma serra, onde a tropa com vários burros sofriam para passar. A viagem era demorada e a cada parada eles preparavam a comida. 

Certa vez os tropeiros estavam mais apressados e sem tempo para amassar o feijão, resolveram tirar o caldeirão da trempe antes de estar cozido plenamente. Daí tiveram a ideia de comer o feijão grão por grão; bago por bago. 

Para dar mais sabor. picaram o alho e acrescentaram os pedaços de toucinho para fritar, a carne de porco e ao final o feijão junto com a farinha de mandioca. Nascia assim o feijão feito pelos tropeiros, que ultrapassou os tempos e chegou até nós, ganhando múltiplas versões.

Ingredientes

3 xícaras (chá) de feijão carioca 
1 folha de louro
1 xícara (chá) de bacon picado em cubinhos
2 gomos de linguiça calabresa fresca
2 xícaras (chá) de couve cortada em tirinhas
1 tomate sem pele e sem sementes picado
½ xícara (chá) de farinha de mandioca
¼ xícara (chá) de azeite de oliva
3 dentes de alho picados
1 cebola média picada
½ xícara (chá) de cheiro-verde (salsinha, cebolinha, coentro)
ovos cozidos para decorar
Sal a gosto

Modo de Preparo

Numa tigela com água, deixe o feijão de molho por 6 horas.
Coloque água para esquentar numa panela de pressão e espere ferver.
Coloque o feijão para cozinhar por 15 minutos. 
O ponto certo de cozimento do feijão é quando ele estiver macio porém inteiro sem desmanchar. 
Depois de cozido, escorra toda água e deixa esfriar por alguns minutos.
 
Em outra panela aqueça o azeite e frite o bacon e a linguiça
Quando estiverem dourados, junte a cebola e o alho e deixe dourar 
Refogue a couve 
acrescente o feijão cozido e o tomate.
Misture tudo e cozinhe por mais 5 minutos.
Por último, adicione a farinha de mandioca.
Retire a panela do fogo e acrescente o cheiro-verde.
Decore com ovos cozidos.




Propriedades do feijão


É um alimento com grande quantidade de vitaminas do complexo B, especialmente as vitaminas B1, B2, B3 e B9, além de potássio, ferro, fósforo, cálcio, cobre, zinco e magnésio, por isso previne contra uma série de doenças cardiovasculares, diabetes, câncer de cólon e até prisão de ventre.

As vitaminas do complexo B ajudam a evitar a fadiga, distúrbios neurológicos e alterações no humor. As grandes quantidades de ferro também previnem a anemia ferropriva (tipo de anemia causada por deficiência de ferro. E quando combinado a alimentos ricos em vitamina C, o organismo absorve ainda mais o mineral. 

Contém alto teor de fibras, por isso auxilia no controle dos picos de açúcar no sangue, o que ajuda a manter as taxas de glicose equilibradas e previne a diabetes. E por aumentar a sensação de saciedade, é excelente para quem quer emagrecer.

O feijão, tal como a ervilha, o grão de bico e o milho, é uma leguminosa que combinada com arroz ou outros cereais dá origem a um tipo de proteína que tem alto valor biológico. Uma porção de leguminosas por dia é essencial para uma boa saúde e bem estar.


Como evitar gases 


Muitas pessoas dizem evitar consumir o feijão por conta dos gases. Isso ocorre porque as enzimas digestivas humanas não conseguem quebrar as fibras e as cadeias curtas de moléculas conhecidas como oligossacarídeos. As bilhões de bactérias que vivem no intestino podem digeri-los através do processo conhecido como “fermentação bacteriana”, muitas vezes criando gases neste processo.

Acontece que o principal componente dos antinutrientes do feijão é o Fitato, um inibidor enzimático que dificulta o processo digestivo. Como os grãos integrais não são previamente processados ou fermentados, esse ácido acaba atuando de uma forma ruim, se ligando a proteínas e minerais no trato intestinal. Isso significa que, ao comer, a absorção de cálcio, zinco, magnésio e ferro é impedida pelo organismo.

O consumo de grãos integrais de modo inadequado pode levar a outros efeitos colaterais, desde síndrome do intestino irritável até deficiência de minerais. Para amenizar esses antinutrientes e, por consequência os gases, uma providência muito eficaz é deixar o feijão de molho na água filtrada antes de leva-lo para cozinhar. Isso neutraliza o Ácido Fítico. Adicionar também uma gotinhas de vinagre ou limão ajuda no processo.

Grãos mais duros, como alguns feijões e grão-de-bico devem descansar num tigela com água, pelo menos durante seis horas. Depois desse período, escorra toda a água e lave os grãos em água corrente. Esse processo também permite que o feijão cozinhe mais rápido. Coloque água para esquentar numa panela e, depois que ferver, acrescente o feijão lavado.  

Alguns grãos parecem criar menos gases que outros. Os feijões fradinho/de corda, azuki,  feijão-da-china ou feijão-mungo, feijão guandu/andu, lentilha e ervilha estão entre os que produzem geram menos flatulência. As leguminosas que produzem mais flatulência são: o feijão comum, o carioca, o feijão preto, o feijão branco, as favas e o grão de soja integral. De qualquer forma, a mastigação também ajuda, por isso mastigue bem os alimentos.



Um comentário:

Daniel disse...

Olá Lucia, parabéns pelo artigo. Excelente.
Curta cada momento, acreditamos que cozinhar vai além da
preparação de um prato. Aprenda a cozinhar de maneira
fácil e descomplicada com esse guia...

http://bit.ly/arrazandonacozinha