Pesquisar neste blog

domingo, 28 de novembro de 2010

Torta de nozes ou amendoin




Ingredientes
2 latas de creme de leite sem soro
100 gramas de manteiga sem sal
2 xicaras açucar refinado
4 gemas
500 gramas de amendoim torrado ou nozes em massa
500 gramas de biscoito maizena doce

Modo de preparo
Bata a manteiga com açucar até branquer. Acrescente as gemas 1 a 1 batendo sempre. Junte a massa de amendoim ou nozes e o creme de leite aos poucos, até formar um creme. Monte a torta alternando 1 camada de creme e outra de biscoito molhado no leite, terminando com a camada de creme. Esfarinhe amendoim ou nozes picadas por cima. Leve ao refrigerador.

Também pode ser feita em porções individuais, em tacinhas.

Torta - massa básica



Esta é uma receita básica e que pode ser usada para qualquer tipo de torta doce assada, Tart Tatin, Torta de Maçãs, Frutas, Nozes Pecan… as possibilidades de recheios são infinitas.

Ingredientes
500 gramas de farinha de trigo
100 gramas de açucar
(não acrescentar na massa para salgados)
200 gramas de manteiga sem sal

1 ovo

100 ml de leite


O segredo aqui é a ordem em que você vai usar os ingredientes. Primeiro os ingredientes secos, farinha e açúcar, depois a manteiga. Misture com as pontas dos dedos para não esquentar a massa, até formar uma farofa misturando os ingredientes sem amassar. Faça um buraco no meio e coloque o ovo e a metade do leite. Misture e vá acrescentando o restante do leite aos poucos até a massa ficar lisa e macia. Dependendo da temperatura ambiente, pode precisar colocar mais um pouquinho de farinha. Corte a massa ao meio, forre uma forma para tortas , tampe com papel aluminio e leve à geladeira por 20 minutos. Depois leve ao forno por 25 minutos ou até dourar.


Torta de Limão




Ingredientes:
1 receita básica para tortas
3 ovos
1 lata de leite condensado
1/2 xicara de suco de limão
1/2 xicara de açucar
1/2 colher de raspa de limão

Modo de preparar
Faça a receita básica de tortas, asse e reserve até esfriar. Bata as gemas com o leite condensado e adicione o suco de limão e forre o funda da torta. Bata as claras em neve e adicione o açucar e a raspa de limão e despeje por cima. Leve ao forno moderado 190º por 15 minutos ou até dourar o suspiro. Espere esfriar e leve à geladeira pelo menos por meia hora.


Panettone trufado de nozes



Se você quiser transformar seu panettone de uma forma sofisticada, vai uma dica que irá encantar.

Ingredientes
1 embalagem de Panettone com gotas de chocolate 400 gramas

Trufa:
150g de chocolate ao leite
150g de chocolate meio amargo
4 colheres (sopa) de conhaque (20ml)
1 embalagem de creme de leite (100g)
½ xícara (chá) de nozes trituradas (40g)

Cobertura:
100g de chocolate ao leite
50g de chocolate branco

Para decorar:
4 unidades de nozes

Modo de Preparo

Trufa:
Em um recipiente corte em pequenos pedaços o chocolate ao leite e o meio amargo e derreta em banho-maria ou no microondas. Desligue o fogo, acrescente o creme de leite, o conhaque, as nozes e misture bem. Reserve.

Cobertura:
Corte em pedaços o chocolate ao leite e derreta em banho-maria ou no microondas. Reserve. Em seguida corte o chocolate branco em pedaços e derreta em banho-maria ou no microondas. Reserve.

Montagem:
Retire a tampa do panettone com 3cm de espessura. Tire cuidadosamente o miolo deixando 2cm de massa nas laterais. No fundo do panettone coloque a trufa, por cima o miolo e finalize com a tampa. Espalhe o chocolate ao leite derretido por todo o panetone e leve à geladeira até endurecer. Em seguida espalhe o chocolate branco derretido sobre o chocolate ao leite. Ainda com a cobertura úmida decore com nozes.