Essencial na culinária árabe e naturalista, o triguilho ou bulgur é rico em proteínas, ferro e fibras, particularmente o trigo de sêmola dura.
Muito usado na culinária sírio-libanesa e na cozinha mediterrânica, com seu sabor inconfundível é ideal no preparo de quibes e saladas.
O tabule é uma clássica salada libanesa, sendo recomendado para dias quentes e a hortelã dá ao prato um toque super refrescante.
Ingredientes
- Trigo para kibe
- Tomate cortado em quadradinhos
- Pepino cortado em quadradinhos
- Cebola branca ralada (opcional)
- Cebolinha picadinha
- hortelã picadinha
- salsinha picadinha
- Azeite
- Limão
- Tahine
- Alface
Modo de preparo
- Coloque o trigo de molho em água pelo menos durante 1 hora e meia para que o trigo fique bem macio. Se quiser antecipar esse processo, derrame água quente sobre o trigo e reserve.
- Prepare o molho, misturando o azeite, limão e o tahine a gosto.
- Escorra a água do trigo e misture com o tomate, pepino, cebola, cebolinha, salsinha e hortelã.
- Misture o molho do tempero apenas na hora de servir.
- Sirva com alface e pão sírio.
O triguilho é rico em proteinas, ferro e fibras e concentra concentra todas as propriedades nutricionais do cereal integral. No interior do grão, o gérmen concentra minerais como potássio, zinco, magnésio, selênio e ainda é rico em vitamina E.
As fibras trazem sensação de saciedade, auxiliando no controle do peso. O amido contém um carboidrato complexo, portanto, absorvido lentamente pelo organismo. Isso evita picos ou quedas acentuadas nos níveis de glicose.
Como fonte de energia, poupa a queima de proteínas favorecendo a manutenção da massa muscular. O selênio e a vitamina "E" possuem ação antioxidante e protegem o organismo contra a ação de radicais livres. Juntos nos protegem de diversas doenças cardiovasculares.
O tabule é considerado nutritivo por acrescentar as propriedades do triguilho com outros legumes de baixo teor calórico e com concentração de vitamina "C": tomate, pepino, cebola, alface, hortelã, limão, além do azeite que é rico em Omega 3.
Nenhum comentário:
Postar um comentário