Bolos, tortas e pratos salgados podem se transformar em verdadeiras obras de arte utilizando pequenos truques na decoração. Um desses truques são os bicos de confeitar que não exige nenhuma técnica especial, apenas criatividade.
Os bicos de confeitar são pequenos cones de metal ou plástico, com diferentes acabamentos nas pontas. Utilizados por confeiteiros desde os tempos antigos, hoje existem mais de 300 modelos de bicos. Alguns deles se tornam indispensáveis para a confeitagem de bolos e tortas.
Os bicos podem ser reconhecidos pela numeração ou pelo nome da classe à qual pertence. Os nomes das classes relacionam o bico com seu acabamento ou com a função que cumprem. Os mais usados são:
- Bico Perlê: Tem acabamento redondo liso. São indispensáveis para fazer trabalhos no sistema de pressão, bolinhas etc.
- Bico Pitanga: Tem acabamento em forma de estrela. Permite a decoração de um bolo inteirinho, fazendo uma estrela ao lado de outra.
- Bico Pétala: São usados para fazer as pétalas da maior parte das flores em glacê real.
- Bico Babado: São bicos especiais para fazer babados. Dentre eles há duas famílias: uns são lisos e outros serrilhados.
- Bico Serra: Dentro da classe dos bicos serra tem os retos e os perlês riscados.
- Bico Folha: Apesar de serem apropriados para fazer folhas, estes bicos podem ser utilizados com movimento de concha e ziguezague.
- Bico Flores: De diferentes modelos, são reconhecidos por terem um prego no meio. Formam flores simples, mas rápidas e fáceis de fazer.
- Bico Chuveirinho: Parecem com um dedal e são apresentados em dois tamanhos. Servem para imitar grama ou fazer os cabelos de palhaço.
- Bicos Curvos: São utilizados para acabamentos em geral.
- Bico dois fios: Serve para ornamentação de superfície lisa, dá um aspecto bonito com paralelismo ou entrecruzamento dos fios, imitação de ripas, vitrais e papel pautado.
- Bico Telhado: Serve para finalizar desenhos de castelos, casinhas etc.
- Bico Cordão Rei: Serve para dar arremates das bordas dos bolos, bandejas e tabuleiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário