Pesquisar neste blog

domingo, 25 de agosto de 2013

Bolinho de mandioca ou aipim



Saboroso e fácil de fazer, o bolinho de mandioca ou apim pode ser servido nas festas como parte do buffet, mas também acompanhar um almoço ou jantar onde seja servida uma carne de porco ou um peixe.

Ingredientes
 
1 kg de aipim ou mandioca bem cozida
2 ovos inteiros
1/2 colher de sal
farinha de trigo para dar ponto

Ingredientes do recheio
 
600gr de carne moída
1 cebola média picada
1 tomate médio picado
Tempero a gosto
óleo para fritar

Modo de Preparo

Refogue a carne, acrescente os demais ingredientes e deixe cozinhar até que a carne esteja macia. Reserve.

Cozinhe o aipim ou mandioca em panela de pressão por 20 minutos, deixe esfriar e amasse bem. Acrescente os ovos e vá misturando com a farinha de trigo até dar ponto para enrolar.

Abra a massa na mão e recheie com carne moída. Modele os bolinhos e frite em óleo quente até dourar.


Dicas:
Coloque as mandiocas descascadas no congelador por trinta minutos. Depois, corte em pedaços e cozinhe. Assim, elas amolecerão por igual.

Para cozinhar a mandioca mais rapidamente, não coloque sal na água. Depois de cozida, tempere a gosto.

Se a mandioca demorar muito para cozinhar, troque a água quente por fria. Tampe a panela e leve novamente ao fogo. Depois da primeira fervura a mandioca ficará macia.

Se for fritar, adicione uma colher de sopa de vinagre ao óleo no qual você vai fritar. O vinagre impede que o alimento absorva gordura em excesso e elimina o gosto de "engordurado".

Escolha para as frituras os óleos vegetais, como os de soja, canola, milho e girassol, que contém vitamina "E". A gordura nesses óleos é insaturada, ou seja, a gordura boa. 

Apesar do azeite ser saudável, nunca use o azeite para frituras pois quando o azeite é exposto a altas temperaturas se transforma em gordura saturada, ou seja, a gordura ruim.


Propriedades nutritivas:

Chamada de aipim, macaxeira e pão de pobre, a mandioca é fonte de energia. Constituída de amido, a mandioca é uma das principais fontes de carboidratos. Possui vitaminas e sais minerais, como cálcio, ferro, fósforo e vitaminas B e C, sendo excelente boa fonte de fibras vegetais, não possui gordura e nem glúten. 

A mandioca é especialmente recomendada nas dietas para perder peso, pois aumenta a saciedade, dá energia e reduz os efeitos negativos do stress. Também aumenta os níveis de serotonina – o neurotransmissor que age nas regiões do cérebro responsáveis pela sensação do bem-estar. Cada 100 gramas tem 125 calorias, sendo indicada para atletas que precisam de energia por um tempo prolongado.





segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Bombom rápido




Essa é 
uma receita que não precisa ir ao fogo e pode ter diversos sabores. É muito rápida no preparo e até mesmo as crianças podem fazê-la. 

Ingredientes
1 lata de leite em pó
1/2 lata de açúcar refinado ou açucar cristal batido no liquidificador para ficar fininho.
Leite suficiente até dar o ponto de enrolar.
Chocolate em pó para polvilhar 

Ingrediente que dará sabor ao bombom. 

Se quiser com sabor chocolate, acrescente 4 colheres de chocolate em pó.  Se quiser com sabor de côco, substitua por 4 colheres de côco ralado. Se quiser sabor de amendoim, substitua por  4 colheres de amendoim triturado.
Modo de preparo:
Misture o leite em pó, o açúcar e o ingrediente do sabor. 
Aos poucos, acrescente o leite e amasse até o ponto de enrolar.
Pegue uma pequena porção e abra na palma da mão.
Coloque o recheio (*) e enrole.
Polvilhe com chocolate em pó.
(*) Opções de recheio:
  • uvas passas embebidas no rum e escorridas
  • uva verde sem caroço
  • cerejas em calda escorridas
  • ameixas pretas sem caroço cortadas em quatro
  • damascos cortados em quatro