Pesquisar neste blog

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Frango com ora-pro-nobis

Da culinária mineira, o Frango com ora-pro-nobis é uma iguaria preferida principalmente no inverno. Servido com arroz e polenta, alguns segredos são essenciais para obter o verdadeiro sabor da comida bem elaborada e saudável.

Ingredientes:

1/2 kg de folhas de ora-pro-nobis: lave as folhas inteiras e deixe escorrer. Reserve.
1 kg de pedaços de frango sem pele lavados em água fria
2 litros de água
1/2 copo de cachaça
1 limão
3 colheres de óleo
farinha de trigo

Modo de preparo

Coloque os pedaços de frango sem pele numa panela com água até cobrir os pedaços. Acrescente a cachaça e o limão e leve ao fogo até ferver. Escorra a água e reserve. Passe os pedaços de frango na farinha de trigo e frite levemente. Reserve. 
Dizem as antigas cozinheiras antigas que passar o frango na água fervente com limão e cachaça "tira a maldade da carne". Na verdade diminui a gordura da carne.

1 cebola ralada
2 dentes de alho bem picados
1/2 colher de colorau
1/2 litro de água fervendo
2 cubos de caldo de galinha
1 folha de louro
cheiro verde a gosto
pimenta a gosto

Na mesma panela em que fritou os frangos, acrescente o alho picado, acrescente a cebola ralada e o colorau. Acrescente o frango frito, misture e acrescente 1/2 litro de água fervendo. (não aproveite a água que ferventou o frango). Coloque os 2 cubos de caldo de galinha e deixe cozinhar com a panela tampada. Quando o frango cozinhar, o caldo ficará cremoso. Desligue o fogo, coloque as folhas de ora-pro-nobis por cima, sem misturar e tampe a panela. O orapronobis cozinhará no vapor. Depois de alguns minutos, sirva com polenta, arroz e cebolinha picada.


Nenhum comentário: